Itinerários de Angola – Início dos Anos 60

Carmona – Cidade, sede de distrito. Altitude, 859 metros. Clima tropical, regular. Missao Católica.
Caça variada. Tem hotéis, pensoes e restaurantes. Movimento de uma pequena cidade europeia. Centro cafeeiro. A piscina-parque constitui lugar aprazível

Negage  Vila. Altitude 1267 metros. Clima tropical, bastante húmido mas saudável. Base aérea. Regiao de café e de panoramas lindíssimos. Caça: pacaças, javalis, perdizes, pombos brancos. Tem dois bons hotéis.

Camabatela  Vila. Altitude 1247 metros. Clima tropical, frio no cacimbo. Quedas do rio Canhongua e rápidos do Kabalo a poucos quilómetros. Caça: perdizes, patos bravos, coelhos, faisoes, javalis, onças, pacaças, palancas e outros antílopes.
Fazendas de café. Tem hotel e restaurante.

Samba Cajú  Povoaçao comercial a 1100 metros de altitude. Clima temperado, regular. Fazendas agrícolas e arredores agradáveis. Caça miúda, variada. Duas pensoes.

Lucala  Vila. Altitude 703 metros. Clima tropical, quente e húmido. Rápidos do Quilessa, no rio Lucala, havendo outros rápidos. Duas furnas. Alguma caça. Tem pensao.

Salazar  Cidade, capital do distrito do Quanza-Norte. Altitude de 794 metros. Clima tropical. Quedas de água do rio Moembege a 12 Km. Estaçao agrícola Central. Fonte de Santa Isabel. Furnas de Zanga a 20 Km. Um pequeno museu. A cidade está cercada por um manto de verdura, constituído por fazendas de café com a sua arborizaçao característica. Hoteis e restaurante-bar.

Dondo – Vila. Clima tropical, quente e húmido. Grande centro de comunicaçoes ferroviárias e rodoviárias, ligando o Norte com o Sul de Angola. Barragem de Cambambe a 20 Km.. Monumentos históricos.
Muita variedade de pesca. Triângulo turístico: Cambambe, Oeiras e Massangano, podendo ver em Cambambe o conjunto de suas muralhas, fosso e resto de antigas edificaçoes e antiga igreja de N.Sra. do Rosário; em Oeiras, antiga fábrica de ferro; e em Massangano, ruínas da fortaleza, igreja de N. Sra. da Vitória, Cruzeiro de Paulo Dias de Novais, antiga Câmara, antigo Tribunal, etc..
Vila das mais antigas de Angola, banhada pelo rio Quanza, que é navegável até à foz, podendo ver-se, para montante, os lindos rápidos do Quanza.

Porto Alexandre  Vila, porto de mar. Importante centro piscatório. Clima tropical, bom. Lagoa do Arco com muitos patos bravos. Púlpito do Sul, Fundao, Ilha, sao pontos interessantes e dignos de ser visitados. Centro industrial com fábricas de conservas de peixe. Caça miúda e grossa na região do Iona, havendo rinocerontes e avestruzes. Parque Nacional de Porto Alexandre. Deserto do Namibe. Tem pensão.

Moçamedes  Cidade, sede de distrito e porto de mar, situada à beira do deserto do Namibe. Clima sub-tropical, húmido e bom. Condiçoes excepcionais para turismo: praias, pesca desportiva, campismo, caça, miragens. Unico lugar no mundo onde existem as espécies botânicas Welwitchia Mirabilis e Acontocicins Horridus (Nara). Fortaleza de S. Fernando, Morro Sagrado dos Mucuísses, Morro da Torre do Tombo. Todo o movimento de uma cidade moderna. Bons hotéis.

Caraculo  Reserva pastoril e posto experimental para a criação de ovinos Karaculo, com grande cotação no mercado de peles. Implantado numa região desértica, adquiriu já grande desenvolvimento.

Vila Arriaga  Vila a uma altitude de 920 metros. Clima tropical, quente. Regiao agradável, com surpreendentes panoramas na serra. Termas de Montipa, para tratamento de reumatismo , gastrites, litiase biliar, etc.
Caça: perdizes. Rolas, galinhas do mato, coelhos, bambis, impalas, búfalos, onças, etc.. Tem pensao.

Sá da Bandeira – Cidade à altitude de 1774 metros. Clima óptimo. Monumentos históricos. Biblioteca e Museu Etnográfico. Arredores lindíssimos: Tundavala miradouro raro no Mundo com a fenda e cascata; Ponta do Lubango com o monumento a Cristo-Rei; Estação Zootécnica da Humpata (cascatas) a uma altitude de 2350 metros; as Grutas da Leba, Cascata da Hunguéria (Jau), Escola Agro-Pecuária do Tchivinguiro onde existem as grutas do Ramos; Missao Católica da Huíla onde podem apreciar-se os altares em mármores da região, em cores lindíssimas (verde, rosa e azul). Missão Católica do Munhino com o seu Cristo impressionante. O Parque da Sra. do Monte, com o seu casino, lago-piscina, campo de tiro, praça de touros, dominado pela capela de N. Sra. do Monte, é lugar muito aprazível.
Regiao excepcionalmente rica em caça, desde a gigantesca gunga à minúscula runja; avestruz, leão, elefante, rinoceronte, girafa, búfalo, etc..
Distrito rico em pecuária (mais de 800.000 cabeças de gado) e citrinos.

Miconje  Povoaçao fronteiriça com o Congo (Brazaville). Altitude de 600 metros. Clima sub-tropical , regular. Bela e exuberante floresta. Há gorilas, chimpazés e diversas raças de macacos. Caça diversa, abundando o elefante. Nao tem pensao.

Buco Zau  Povoaçao comercial. Altitude 70 metros. Clima quente e húmido. Coraçao da floresta exuberante do Maiombe, com árvores cujo porte chega a atingir 50 metros de altura.
Trabalhos em palha feitos pelos seus habitantes. Muitas tartarugas. Indústria de madeira e óleo de palma. Ouro de aluviao. Abundam os chimpazés e várias raças de macacos. Caça: veados, cabras do mato, porco-espinho, gazelas, pacaças, elefantes. Nao tem pensao.

Dinge  Povoaçao comercial. Clima sub-tropical, bom. Lagoas do Mangeno. Fabricaçao de mobílias e estatuetas em madeira e esteiras. Caça variada. Bastantes jacarés nos rios. Imensos papagaios. Nao tem pensao.

Guilherme Capelo  Vila, com porto de mar. Clima tropical. Boa baía, em Malembo, com óptima praia. Obelisco com metros de altura, donde se disfruta belo panorama. Margens lindíssimas do rio Chiloango.Missao católica. Igreja de estilo gótico francês. Regiao rica em fosfatos, mas a madeira constitui a principal indústria. Lagoas e diversa caça. Tem um hotel e pensao.

Cabinda  Cidade, sede de distrito. Porto de mar. Clima tropical, quente e húmido. Abunda a vegetaçao à beira-mar, é digna de visita a igreja católica em estilo romano, os túmulos dos baroes de Cabinda, o monumento comemorativo do Tratado de Simulanbuco. Boas praias e paisagens de extrema beleza em todo o distrito, culminando com a maior regiao florestal de Angola, a floresta do Maiombe

Ambrizete – Porto de mar sem cais acostável. Clima tropical, praias.
Regiao rica em caça: javali, pacaça, palanca, burro do mato, hipopótamo, elefante, etc.. Pesca. Hotel de 3ª.

Bessa Monteiro  Povoaçao comercial. Clima tropical, regular. Um miradouro interessante. Plantaçoes de café. Bastante caça: leoes, pacaças, elefantes, hipopótamos, etc. Tem pensao.

Bembe  Povoaçao comercial. Altitude 700 metros. Clima tropical, regular. Arredores interessantes. Missoes Católica e Protestante. Plantaçoes de café. Fácil aquisiçao de peles de onça, leopardo, gibóia e jacaré. Caça: antílopes, elefantes, pacaças e hipopótamo.
Tem pensao

Lucunga  Povoaçao comercial a 540 metros de altitude. Clima tropical, regular. Regiao de muita caça, predominando a pacaça. Aparecem também elefantes. Lagostins nos rios. Regiao de fazendas de café.

Damba – Vila. Bom clima a uma altitude de 1160 metros. Plantaçoes de café. Fabricaçao das interessantes mobílias da Damba. Caça: antílopes diversos, pacaças, elefantes, etc. Tem uma missão católica.

Carmona – Cidade, sede de distrito. Altitude, 859 metros. Clima tropical, regular. Missao Católica.
Caça variada. Tem hotéis, pensoes e restaurantes. Movimento de uma pequena cidade europeia. Centro cafeeiro. A piscina-parque constitui lugar aprazível.

Negage – Vila. Altitude 1267 metros. Clima tropical, bastante húmido mas saudável. Base aérea. Regiao de café e de panoramas lindíssimos. Caça: pacaças, javalis, perdizes, pombos brancos. Tem dois bons hotéis.

Camabatela – Vila. Altitude 1247 metros. Clima tropical, frio no cacimbo. Quedas do rio Canhongua e rápidos do Kabalo a poucos quilómetros. Caça: perdizes, patos bravos, coelhos, faisoes, javalis, onças, pacaças, palancas e outros antílopes.
Fazendas de café. Tem hotel e restaurante.

Duque de Bragança  Vila. Altitude 1150 metros. Clima sub-tropical, bom. Belas e majestosas quedas do Duque de Bragança, no rio Lucala, que se precipitam da altura de 105 metros, com uma largura de 405 metros, que podem ser admiradas de cima e pela parte inferior, onde há uma pousada. Surpreendente vegetaçao. A 5 Km. ficam as quedas do Luando e a 20 Km. as do Mussulege. No posto do Cuale existe uma grande falésia denominada Mesa da Raínha Ginga. Curiosas mobílias, artigos em fibra e alguma estatuária. Missao católica. Alguma caça e pesca.

Malange – Cidade sede de distrito com características europeias. Altitude 1151 metros. Clima incerto, sub-tropical, seco.
Zona da palanca preta, única regiao do Mundo onde vive este animal, cuja caça é proibida, e de abundante variedade de felinos; antílopes, hipopótamo, aves e pesca nos rios. Zona privilegiada de atraçoes turísticas. As quedas do Duque de Bragança a 85 Km (vista superior) e a 76 Km (vista inferior) onde existe uma pousada.
Pedras Negras do Pungo-Andongo a 110 Km. Rápidos do Kabalo a 75 Km. Grutas em Cacolo. Ilhotas no Quanza. Baixa do Cassange. Quedas de Bem Casados . Quedas do rio Luaxe. Quedas do Guilherme. Túmulo do Zé do Telhado, em Mucári.
Bons hotéis e pensões.

Cangandala  Povoaçao commercial. Altitude 1100 metros. Clima regular e bom. Ponte de Salazar, a mais comprida de Angola, tendo a montante os rápidos do Condo e ainda outros de bastante interesse. Antes da ponte Salazar há uma picada que vai até às quedas do rio Luando, havendo no seu trajecto muita caça. Peserva da palanca preta.

Mussende  Povoaçao comercial. Altitude 1400 metros. Clima agradável e saudável. Paisagens de encanto. Caça variada. Aparece também a palanca preta, a lontra e o macaco azul. Tem pensao.

Calucinga  Povoaçao comercial a 1680 metros de altitude.
Clima sub-tropical, bastante temperado. Quedas do Assongue com 45 metros de altura. Bastante caça na anhara do Congolo. Missao católica.

Andulo  Vila. Altitude 1790 metros. Clima sub-tropical, óptimo. Quedas de água do Lau-Lau, do Como e do Chilesso. Aguas sulfurosas, na baixa do Chilesso, circundadas por uma montanha de onde se disfruta bela paisagem. Objectos de arte africana. Palanca preta e muita variedade de caça. Tem duas hospedarias.

Gamba  Povoaçao comercial. Altitude de 1500 metros. Bom clima, de variaçoes pouco sensíveis. Caça: hipopótamo, no rio Quanza, perdizes, pombos verdes, lebres, bambis, nunces, onças e, raramente, leoes. Fabrico de esteiras. Missoes católica e protestante

General Machado/Camacupa Vila. Altitude 1460 metros. Clima tropical, bom. No rio Cunge, quedas de Chassissengue, onde há também uma ilhota; junto a Cuemba há uma queda de água interessante, havendo mais a 3 Km. Da povoaçao de Luandao. Caça: antílopes diversos, leoes, onças; nos rios grande variedade de pesca, jacarés e hipopótamos. Dois hotéis razoáveis

Cuango  Povoaçao comercial. Altitude 420 metros. Clima húmido, tropical. Cataratas de Francisco José a poucos quilómetros. Bastante caça. No rio Cuango muitos hipopótamos e variada pesca. Há um posto da guarda fiscal na fronteira.

Macocola  Povoaçao comercial. Altitude 900 metros. Clima tropical. Muitas fazendas agrícolas. Pouca caça.

Sanza Pombo  Vila. Altitude 950 metros. Clima temperado e bom. Pequena queda de água a 1 Km. Estufa fria natural e bela vegetaçao. Fácil aquisiçao de mabelas. Uma das melhores regioes do Mundo para a cultura do arroz. Missoes católica e evangélica. Pouca caça.

Puri  Povoaçao comercial a 1135 metros de altitude. Clima tropical, bom. Bastante e variada caça. Fabrico de mobílias em junco e tapeçarias regionais em fibras.

Negage – Vila. Altitude 1267 metros. Clima tropical, bastante húmido mas saudável. Base aérea. Regiao de café e de panoramas lindíssimos. Caça: pacaças, javalis, perdizes, pombos brancos. Tem dois bons hotéis.

Carmona – Cidade, sede de distrito. Altitude, 859 metros. Clima tropical, regular. Missao Católica.
Caça variada. Tem hotéis, pensoes e restaurantes. Movimento de uma pequena cidade europeia. Centro cafeeiro. A piscina-parque constitui lugar aprazível.

Portugália  Vila a 780 metros de altitude. Clima quente e húmido, mas bom e saudável. Nao tem pensao, mas a Messe da Diamang, que funciona no Dundo, serve hospitaleiramente qualquer visitante. Caça abundante e variada: coelhos, perdizes, galinhas do mato, palancas, veados, javalis e onças.

Dundo  Vila, sede administrativa da Companhia dos Diamantes. Pertence ao concelho de Portugália. Entrada sámente com autorizaçao desta empresa. Altitude 743 metros. Clima sub-tropical, bom. Tem jardins lindíssimos. O Museu de Arte Africana é considerado um dos melhores do Mundo. Existe a barragem do Luachimo a pouca distância. Bastante caça.

Henrique de Carvalho – Cidade, sede de distrito da Lunda. Zona diamantífera. Altitude, 1100 metros. Clima sub-tropical, bom e fresco todo o ano. Quedas do rio Chicapa. Oficina de mobiliário típico, em junco. Objectos de arte dos Quiocos.
Caça: cabras, javalis, patos, tuas, veados, palancas, raposa, leao, onça e, com raridade, aparece o hipopótamo. Venda de peles de raposa e onça. Missoes Católica e Evangélica. Tem hotel.

Dala  Povoaçao commercial a 1190 metros de altitude. Clima sub-tropical, bom. Tem missoes. Quedas de água do rio Chiumbe e alguns rápidos. Caça variada: cabras do mato, javalis, palancas, onças, leoes, hipopótamos, tuas reais, etc.

Luso  Cidade, capital de distrito. Altitude 1328 metros. Clima sub-tropical, bom. Temperaturas abaixo de 0º C. no tempo do cacimbo. Parque Nacional de Caça da Cameia. Regiao apícola. Missao católica de N.Sra. de Fátima. Minas de carvao. Câmara de Comércio, clubes desportivos, jardins, quedas de água e lagos de beleza admirável em todo o distrito. Todo o movimento de uma pequena cidade. Hotéis e pensões.

Porto Amboim  Vila com porto de mar. Clima tropical, bom. Praia bastante boa. Pesca desportiva. Testa do caminho de ferro do Amboim, que vai até à Gabela. Regiao algodoeira, pecuária e salina. Tem hotéis.

Boa Entrada  Este é o nome de uma fazenda agrícola da Companhia Angolana de Agricultura  C.A.D.A.. Altitude de 935 metros. Sede de diversas roças da Companhia, que é a maior produtora em Angola de café e óleo de palma, com mais de 20 milhoes de pés de café plantados, cerca de 1 milhao de palmeiras e mais de 8.000 coqueiros.

Gabela  Vila, sede do concelho do Amboim. Altitude 1093 metros. Clima tropical, bom, por vezes com nevoeiro. Regiao rica em café, palmar e algodao. Paisagens admiráveis. Monumento em homenagem aos mortos da ocupaçao do Amboim. A 36 Km, em Cutomba, tem um miradouro muito interessante.. Próximo à estrada para Novo Redondo há as quedas de água do rio Cuvo. Belasfazendas agrícolas, sendo verdadeiras povoaçoes, com edifícios bons e todo o conforto, destacando-se a Boa Entrada. Muita caça miúda. Caça grossa: elefantes, pacaças e onças. Venda de peles de seixa e raramente de lontra. Tem missao Católica. Dois bons hotéis, pensoes e restaurantes.

Quibala  Vila a 1340 metros de altitude. Clima sub-tropical, bom, seco e de temperatura agradável. Zona cheia de beleza paisagística, com grandes pedras constituindo verdadeiros montes. Miradouto do Catumbi e grutas do Tuto. Folclore e costumes nativos curiosos.
Trabalhos em palha, fibra e bonecos. Caça miúda. Estância de repouso. Hotéis de 2ª e 3ª classes.

Santa Comba  Vila a 1440 metros de altitude. Clima sub-tropical, bom, com características metropolitanas. Sede do Colonato da Cela. Cada família de colonos recebe casa, terreno com culturas, bois e alfaias agrícolas, que pagará em 25 anos. O Colonato tem médicos veterinários e engenheiros agrónomos que prestam assistência gratuita.
Cada aldeia compoe-se de 26 a 28 casas, armazém geral, capela, escola, posto de socorros e 2 ou 3 chafarizes com água canalizada. Tem miradouros com lindas paisagens. Pequena indústria de mobílias de junco. Hotel e pousada.

Cela  Povoaçao comercial inicialmente indicada para sede do concelho, que perdeu a favor de Santa Comba Dao. Sede do Hospital Regional. Altitude n1400 metros. Clima metropolitano. Alguma caça.

Novo Redondo – Cidade com porto de mar. Clima tropical. Ruínas de fortins em Quicombo, onde Salvador Correia fundeou as suas náus quando libertou Angola em 1648. Barragem do Sassa a 7 Km. Lagos do rio Cuvo, lindíssimos. Cachoeiras do mesmo rio. Grutas de estalagmites e estalactites muito interessantes.
Caça: aves diversas, pacaças, golungos e elefantes. Aparece o macaco azul. Pesca desportiva. Mariscos: lagostas, camaroes, etc.. Bons hotéis.

Vila Nova de Seles  Vila. Altitude 1050 metros. Clima tropical, quente e húmido. Plantaçoes de café. No posto da Conda há nascentes de águas quentes ainda nao exploradas. Na Catanda, a 45 Km. da vila existem águas minero-medicinais gasosas naturais, tipo Vidago, em intensa exploraçao, mais conhecida por Pedra de Agua.
Zona algodoeira. Café e pecuária. Alguma caça. Tem hotel.

Amboiva  Povoaçao comercial a 1200 metros de altitude. Clima húmido, saudável. Caça miúda e grossa, predominando palancas, bambis, golungos, leoes e onças. Aparecem também raposas e lontras.

Cassongue  Povoaçao comercial a 1570 metros de altitude. Clima sub-tropical, bom. Trabalhos regionais em bonecos e estatuetas, constituindo mesas e cadeiras artísticas. Plantaçoes de café, trigo e sisal. Alguma caça.

Luimbale  Povoaçao comercial a 1568 metros de altitude. Clima sub-tropical, bom. Rápidos do rio Cussangai; quedas de água do rio Homa; água quente no Lubir e na Lianeva. Missao Católica. Alguma caça.

Quipeio  Povoaçao comercial a 1526 metros de altitude. Clima sub-tropical, bom. Há o conjunto turístico constituído pela Ilha dos Amores, Praia das Ninfas e Boca do Inferno.
De roda destas maravilhas da natureza existem montanhas grandiosas. Pouca caça. Grande exploraçao pecuária.

Vila Flor  Povoaçao comercial a 1790 metros de altitude. Clima sub-tropical de planalto. Queda de água de Cuanhangamua de 30 metros de altura. Regiao montanhosa lindíssima. Alguma caça.

Nova Lisboa – Cidade fundada em 1915. Altitude de 1700 metros. Clima sub-tropical, bom. Condiçoes excepcionais para repouso. Centro importante de comunicaçoes ferroviárias, rodoviárias e aéreas.
Culto das flores (viveiros municipais). Jardim Zoológico, Monumentos e Igrejas. Museu municipal de motivos gentílicos. Laboratório Central de Patologia Veterinária. Todo o movimento de uma cidade moderna. Hotel de 1ª classe.

Silva Porto – Cidade, fundada em 1768. Clima temperado. Estátua do herói e sertanejo dá o seu nome à terra. Embala de Belmonte, onde viveu e morreu Silva Porto. Todo o movimento de uma pequena cidade europeia. Bons hotéis e pensoes.

Tempué  Povoaçao commercial a 1300 metros de altitude. Clima sub-tropical, muito bom. Muita variedade de aves decorativas. Regiao apícola. Muita caça nas anharas e ainda hipopótamos e lontras.

Cangamba  Vila. Altitude 1131 metros. Clima tropical, razoável. Muito frio na época do cacimbo. Mercados de peles. As inundaçoes anuais facilitam a pesca. Muita caça, variada e abundante. Tem pensao.

Gago Coutinho  Vila. Altitude de 1130 metros. Clima sub-tropical, muito frio no cacimbo. Quedas de água dos rios Lucula e Luanguinga a 35 Km. No posto de Ninda há muitas lagoas. Nas proximidades de Luate há as águas quentes de Ripa Iasseque. Muita caça e variada. Com um percurso de 76 Km. atinge-se a fronteira da Zâmbia (antiga Rodésia do Norte)

Mussuma  Povoaçao comercial a 1100 metros de altitude. Clima sub-tropical. Fronteira com a Zâmbia. O rio passa a 200 metros e nao tem jacarés. Indústria regional de chapéus de palha e estatuetas de madeira. Muita e variada caça. Muitas lontras nos rios. Aves decorativas e piriquitos.

Paiva Couceiro (Quipungo)  Vila a 1100 metros de altitude. Clima sub-tropical. Barragem Salazar na Matala. O rio Cunene tem margens lidíssimas. Originalíssimos costumes indígenas: trajes e penteados.

Vila Folgares (Capelongo)  Vila a 1264 metros de altitude. Clima sub-tropical, regular. Colunato europeu do Cunene com os seus canais e aldeias típicas. Em Ossi pode ver-se uma curiosidade arqueológica que se atribui às ruínas duma velha cidade triangular. Reserva de caça de Bicuári (elefantes, hipopótamos, girafas e toda a espécie de antílopes), jacarés no rio. Aves decorativas.

Artur de Paiva – Vila. Altitude 1450 metros. Clima tropical, temperado. Quedas do rio Cutato a 21 Km.. Missao Católica da Imaculada Conceiçao. Caça: antílopes, perdizes e outras aves. Fácil aquisiçao de peles de onça e lontra. Aparece o rinoceronte e elefante. Arte africana, alguns utensílios em ferro e barro. Tem hotel de 3ª classe.

Cuchi  Povoaçao comercial a 1383 metros de altitude. Clima tropical, temperado, de altitude. Algumas curiosidades indígenas. Muita caça e espécies variadas. Peles de lontra. Aves decorativas. Apicultura e pecuária.

Serpa Pinto  Cidade, sede do distrito do Cuando-Cubango. Altitude, 1360 metros. Clima sub-tropical, saudável. Praia fluvial. Algumas curiosidades indígenas. Lugares para grandes caçadas de turismo. Periquitos de fácil aquisiçao, assim como peles de lontra, onça, cassenda, cobra, lagarto e crocodilo. Caça: desde a lebre ao elefante, com excepçao de rinoceronte, pacaça e búfalo. Tem pensao-restaurante.

Longa  Povoaçao comercial a 1320 metros de altitude. Clima sub-tropical, com bastante frio no cacimbo. Muita caça e variada.
O rio passa próximo, hipopótamos. Arte indígena em madeira.

Serpa Pinto  Cidade, sede do distrito de Cuando-Cubango. Altitude, 1360 metros. Clima sub-tropical, saudável. Praia fluvial. Algumas curiosidades indígenas. Lugares para grandes caçadas de turismo. Periquitos de fácil aquisiçao, assim como peles de lontra, onça, cassenda, cobra, lagarto e crocodilo.
Caça: desde a lebre ao elefante, com excepçao de rinoceronte, pacaça e búfalo. Tem pensao-restaurante.

Cuito Canavale  Povoaçao comercial a 1140 metros de altitude. Clima sub-tropical, óptimo. Lindos miradouros naturais sobre o rio Cuito. Muita caça e variada: toda a espécie de antílopes, elefantes, leoes, onças, raposas, caça miúda e lontras. No rio tem jacaré. Aves decorativas e canoras. Aparecem também tartarugas. Na regiao aparecem alguns bosquimanos.

Cunjamba  Povoaçao comercial a 1050 metros de altitude. Lago do Cafúa a 40 Km., na estrada para o Cuito Canavale. Muita caça grossa e miúda.

Mavinga  Povoaçao comercial a 1050 metros de altitude. Clima sub-tropical. Quedas de água no rio Lomba. Margens interessantes do rio Cúbia onde há muitos jacarés. Grandes chanas onde abundam muitas espécies variadas de caça miúda e grossa (rinoceronte, hipopótamo e elefante). Aves decorativas

Neriquinha  Povoaçao a 1080 metros de altitude, com clima sub-tropical. Regiao rica em caça. Peles de lince, raposa, lontra e onça. Muito peixe e hipopótamos no rio Cuando. Missao de Sta. Cruz. No outro lado do rio, a 130 Km., fica a povoaçao de Nanguesse, na Zâmbia.

Luiana  Povoaçao a 1000 metros de altitude. Regiao rica em caça. Muito peixe no rio Cuando. Ultima povoaçao no cantinho das chamadas terras do fim do mundo.

Serpa Pinto – Cidade, sede do distrito de Cuando-Cubango. Altitude, 1360 metros. Clima sub-tropical, saudável. Praia fluvial. Algumas curiosidades indígenas. Lugares para grandes caçadas de turismo. Periquitos de fácil aquisiçao, assim como peles de lontra, onça, cassenda, cobra, lagarto e crocodilo.
Caça: desde a lebre ao elefante, com excepçao de rinoceronte, pacaça e búfalo. Tem pensao-restaurante.

Caiundo  Povoaçao comercial a 1150 metros de altitude. Clima tropical, com grandes oscilaçoes térmicas. A caça é muita e variada, podendo ver-se quase todas as espécies, incluindo avestruzes. Aves de rara beleza. Lindas paisagens do rio Cubango.

Cuangar  Povoaçao comercial a 1080 metros de altitude. Clima sub-tropical, regular, chegando a água a gelar na época do cacimbo. A regiao é priveligiada em caça, estando representadas todas as espécies da fauna de Angola, incluindo avestruzes, girafas, palancas pretas e rinocerontes brancos. Aves decorativas. O rio Cubango forma ilhas encantadoras e curvas caprichosas de grande beleza. Dois pequenos lagos: Cuqueri e Cafima.

Dirico  Povoaçao comercial a 800 metros de altitude. Clima sub-tropical, sofrível, quente no tempo das chuvas e bastante frio no tempo seco. Ao longo do rio Cubango existem inúmeros motivos de turismo, além de muita e variada caça, a que nao falta o elefante, rinoceronte, hipopótamo, gunga e espécies raras. O rio Cuito, que passa junto à povoaçao, mostra lindos panoramas. Muito peixe nos rios. Locais especiais para grandes caçadas: Chibaranda e Pupa. Regiao pecuária e apícola. Fronteira com o Sudueste Africano (povoaçao de Myangana a 12 Km.)

Mucusso  Povoaçao comercial a 800 metros de altitude. Clima sub-tropical. Faz fronteira com o Sudueste Africano. Muita caça e variada. Catarata Popa já no território da Africa do Sul. Povoaçoes sul-africanas mais próximas: Shakam e Runtou. Região pecuária.

Luacano  Povoaçao comercial, sede do posto de Dilolo. Clima regularmente bom. Há uma pousada para caçadores perto do lago Dilolo. Muita caça e variada: perdizes, cabras do mato, leoes, onças, grande variedade de antílopes, , patos bravos, lontras. Pesca no lago Dilolo. Venda de peles.
Há exploraçao de serraçao de madeiras. Esta localidade está a 1090 metros de altitude. Estaçao do caminho de ferro de Benguela, ao quilómetro 1243. Fica a 1299 Km. de Luanda, 192 do Luso e a 100 de Vila Teixeira de Sousa. Nao há missoes católicas na área, mas funcionam diversas catequeses espalhadas pelos povoados.

Caianda  Povoaçao comercial a 1300 metros de altitude. Clima óptimo, sub-tropical. Posto fiscal e de despacho. Quedas do rio Luizavo com extrema beleza. Em Lóvua o lago 28 de Maio, com uma escarpa de 400 metros. Venda de peles de lontra e macaco azul. Aves decorativas. Abundância de caça. Tem posto sanitário, com enfermaria anexa. Fica a 412 quilómetros do Luso.

Jimbe  Posto de fronteira com a Zâmbia. Margens maravilhosas do rio Zambeze. Fácil aquisiçao de peles finas: lontra, macaco azul e lince. Muita caça e variada.