Ministério da Educação Angolano Prevê Que Este Ano Serão Alfabetizados 490 Mil Cidadãos

O Ministério da Educação prevê alfabetizar, até final deste ano, em todo o território nacional, cerca de 490 mil cidadãos, no âmbito do processo de alfabetização em curso no país, revelou hoje , em Luanda, o director nacional da Educação de Adultos.

Em entrevista exclusiva ao Jornal de Angola, Evaristo Pedro disse que país pretende reduzir a taxa de analfabetismo que ronda aos 24 por cento por cento da população, para 4 por cento até 2025, altura em que estará a completar 50 anos de independência.

Para dar suporte a essa pretensão, o responsável deu a conhecer o lançamento, amanhã, em Luanda, do Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos, denominado “Plano é já, Angola 2019/2022”, durante o acto central comemorativo ao Dia Internacional da Alfabetização.

O documento, cujo objectivo visa intensificar o combate ao analfabetismo no país, foi aprovado pelo Decreto Presidencial 257/19 de 12 de Agosto. Apesar do esforço que está a ser feito para a redução do analfabetismo no país, Evaristo Pedro sublinhou que o sucesso do mesmo passa, também, pela garantia de acesso à educação de todos os cidadãos.

“Enquanto houver ainda crianças fora do sistema de ensino, estaremos a limpar o chão com a torneira aberta”, sublinhou, lembrando que as crianças fora do sistema de ensino, hoje, serão os adultos analfabetos de amanhã.

Ressaltou que as mulheres, por razões culturais, lideram, no país, a lista de analfabetos, situação que leva a sua equipa a prestar uma maior atenção a esse segmento. “São elas que mais aderem ao programa de alfabetização. 70 por cento dos nossos atendidos são mulheres”, realçou.

O director Nacional da Educação de Adultos disse que a faixa etária mais afectada por este problema, em Angola, vai dos 15 aos 35 anos e a província com o maior número de analfabetos é da Huíla.

Jornal de Angola

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.