A Província de Luanda Contará com 300 Mil Ligações Domiciliares Até Agosto Próximo

A província de Luanda contará com 300 mil ligações domiciliares até Agosto próximo, contribuindo deste modo na melhoria da qualidade de vida de mais de dois milhões e 500 cidadãos, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Segundo o governante, que falava no acto inaugural de uma subestação de 60/15 KV, no bairro Belo Monte, município de Cacuaco, as 300 mil ligações, iniciadas em finais de 2017, estão inseridas no Programa de Desenvolvimento Nacional (PDN)-2018/2022, do Executivo angolano.

“Na província de Luanda, a conclusão do projecto em que se insere esta subestação e outras em fase de conclusão, contará com a execução de 300 mil ligações domiciliares”, informou.

A empreitada foi adjudicada à Sinohydro Corporation Limited, por via de um contrato que envolve a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), inserido no Programa de Investimentos Públicos (PIP).

Em relação à subestação, inaugurada hoje, o ministro disse que perto de 25 mil famílias do Bairro Belo Monte, em Cacuaco, começam a partir desta quarta-feira a beneficiar do fornecimento de energia eléctrica da rede pública.

Com capacidade de 50 KVA, a subestação vai abastecer 59 postos de transformação de electricidade (PT) e surge no projecto das nove subestações previstas, financiada pela Linha de Crédito da China (LCC).

No conjunto de infra-estruturas, prevê-se igualmente a montagem de um total de mil postes de transformação, linhas de transporte e distribuição de energia eléctrica.

Referiu que no sub-sector da energia, em diferentes localidades do Norte, Centro, Sul e leste do país, constata-se a execução de empreitadas, de linhas de alta tensão de subestações, do aproveitamento hidroeléctrico de Caculo Cabaça, da central de Ciclo Combinado do soyo, dentre outras obras, avaliadas em mais de três mil milhões de dólares.

A cerimónia de inauguração da subestação de energia de Belo Monte contou com a presença do vice-presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Wang Chen, e e outras personalidades.

ANGOP

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.