Em Israel o Presidente do Brasil Volta a Escandalizar ao Afirmar Que Nazismo Era de Esquerda

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, conotado ideologicamente com posições de extrema-direita, voltou a escandalizar historiadores e meios políticos democráticos ao afirmar, em Israel, após visitar o Museu do Holocausto, não ter dúvida que o nazismo era de “esquerda”.

A afirmação foi feita em resposta a um jornalista que perguntou ao presidente brasileiro se concordava com o seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que divulgou há dias a infâmia.

Em entrevista ao jornal O Globo, em setembro de 2018, o embaixador da Alemanha em Brasília, Georg Witschel, comentou: “é uma besteira (disparate; tolice)” dizer isso. “Isso não é fundamentado, é um erro, é simplesmente uma besteira”, afirmou o diplomata alemão.

Vários historiadores e intelectuais, ouvidos pelos jornais e televisões do Brasil, consideram que conotar o nazismo com a esquerda é uma “fraude”.

“O senhor concorda com o seu chanceler de que o nazismo foi um movimento de esquerda?”, perguntou um jornalista a Bolsonaro. “Não há dúvida, não é? Partido Socialista, como é que é? Da Alemanha. Partido Nacional Socialista da Alemanha”, respondeu o presidente.

A afirmação foi feita pouco depois de visitar o Museu do Holocausto, que lembra a tragédia humana que foi o nazismo e os seus campos de concentração, onde foram assassinados milhões de judeus, ciganos, deficientes físicos e mentais, e adversários políticos do nazismo, em geral, nomeadamente comunistas e social-democratas.

Aparentemente, o presidente da República ainda não foi esclarecido sobre o Holocausto. No Memorial ao Holocausto, em Jerusalém, que visitou hoje (02), Bolsonaro poderia ter lido, no site do museu: ” Junto à intransigente resistência e alertas sobre a crescente ameaça do comunismo, criou solo fértil para o crescimento de grupos radicais de direita na Alemanha, gerando entidades como o Partido Nazista”.

África 21 Digital

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.