Segundo a Angop, em Angola São Necessárias Mais Seis Mil e 371 Escolas

Foto Angop

Seis mil e 371 escolas são necessárias em todo o país para acabar com alunos fora do sistema de ensino, que em Angola é de um milhão 302 mil e 760, escreve a Angop.

Esta informação foi passada hoje (sexta-feira), em Luanda, pelo director do Instituto de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), Manuel Afonso, quando fazia a apresentação do sistema de educação angolano, momentos antes da assinatura de um acordo de cooperação entre Angola e África do Sul.

Segundo o responsável, estas escolas se reproduzirão em 57 mil e 143 salas de aulas que poderão juntar-se as actuais 18 mil e 297 escolas e um total de 97 mil e 459 salas que neste ano lectivo estão em funcionamento.

Acrescentou que o sector controla dez milhões 608 mil e 415 alunos da iniciação ao segundo ciclo do ensino secundário no presente ano lectivo.

O acordo no domínio da educação prevê a formação de quadros nas áreas de professores, gestores e inspectores escolares, bem como a equivalência de estudos e foi assinado pelas ministras da educação de Angola e da África do Sul, Maria Cândida Pereira Teixeira, e Angie Motshekga, respectivamente.

O mesmo visa estreitar a cooperação nesta área do saber entre os dois países que permitirá o reconhecimento de estudos, porque muitos angolanos têm feito seus estudos na África do Sul e era necessário algum instrumento que sirva de base para que haja mobilidade estudantil e de docentes.

Também visa a troca de experiências entre especialistas e académicos no que tange a formação de quadros.

Portal de Angola

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.