Sítio Histórico em Mbanza Congo Ameaçado de Destruição

Foto: Kinda kyungu

Uma ravina de grande dimensão ameaça destruir a Fonte Santa, um dos sítios históricos da cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, que também contribuiu na inscrição desta localidade na lista do património mundial da Unesco, em 8 de Julho de 2017.

A preocupação foi manifestada nesta segunda-feira à imprensa, pela administradora municipal de Mbanza Kongo, Nzuzi Makiese, no final de uma visita de constatação que o governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, efectuou ao local.

Segundo a gestora, foram identificadas no município sede 38 ravinas, das quais duas de grande dimensão que ameaçam engolir não só a fonte santa, localizada no bairro Sagrada Esperança, como também residências de cerca de 200 famílias que vivem no bairro 4 de Fevereiro, periferia da cidade de Mbanza Congo.

Na ocasião, Nzuzi Makiese, solicitou a intervenção do Ministério da Construção e Obras Públicas para se evitar o alastramento das duas ravinas.

Por sua vez, o especialista em ravinas, Angelino Quissonde, defendeu a necessidade da elaboração de um plano de contingência de macro-drenagem das águas pluviais, para se estancar as inúmeras ravinas que progridem em direcção a residências e sítios históricos desta cidade património mundial.

A cidade de Mbanza Kongo conta com uma população estimada em 155 mil e 174 habitantes que residem nos bairros Sagrada Esperança, Álvaro Buta, Martins Kidito, 4 de Fevereiro e 11 de Novembro.

ANGOP

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.