Aumentar a Cooperação Com Angola Para Níveis Mais Altos é o Que Pretende o Presidente da África do Sul

Cidade do Cabo

África do Sul vai continuar a trabalhar para levar a cooperação com Angola para “níveis mais altos”, disse, em Luanda, o presidente Cyril Ramaphosa, no final da visita de quatro horas a Angola. Ramaphosa esteve reunido com o presidente João Lourenço no Palácio da Cidade Alta.

Em declarações aos jornalistas no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o presidente sul-africano afirmou que algumas áreas de cooperação se vão intensificar visando o desenvolvimento económico dos dois países, enquanto novos setores serão identificados para investimentos sul-africanos em Angola e vice-versa.

Cyril Ramaphosa disse ambos os países continuam a trabalhar para desenvolver a “excelente” cooperação bilateral nas áreas do turismo, infraestruturas, comércio, energia, minas, agricultura, entre outras.

Angola e a África do Sul são as maiores economias e potências militares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Possuem como instrumentos jurídicos de trabalho, entre outros, um Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnico-Cultural, assinado em Abril de 1998, e um Acordo para o Estabelecimento da Comissão de Cooperação Bilateral, rubricado em Novembro de 2000.

As relações bilaterais foram reforçadas em Novembro último, na África do Sul, aquando da primeira visita de estado de João Lourenço, com a assinatura de vários acordos, com destaque para o de supressão de vistos em passaportes ordinários.

África 21 Digital

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.