O Primeiro de Sete Transformadores Para a Hidroeléctrica do Laúca Foi Construído e Instalado pela Portuguesa Efacec

Foto de MacauhubO primeiro de sete transformadores para a central hidroeléctrica de Laúca, na província de Malanje, que entrou em funcionamento na passada sexta-feira, foi construído e instalado pela empresa portuguesa Efacec, de acordo com um comunicado enviado à agência Macauhub.

O transformador foi construído na fábrica da empresa existente em Arroteia, Portugal, tem uma potência de saúde de 371 megavolts amperes (MVA) e uma diferença de potencial de 400/18 kilovolts, tendo sido transportado e montado no local por uma equipa técnica da empresa.

A barragem de Laúca é até à data a maior obra de engenharia civil e hidroeléctrica do país, um investimento estimado em 4,5 mil milhões de dólares, tendo uma capacidade de produção de energia – 2070 megawatts – que é mais do dobro do maior aproveitamento hidroeléctrico actualmente em funcionamento, o de Cambambe, com 960 megawatts.

Em Outubro de 2015, a sociedade Winterfell, da empresária angolana Isabel dos Santos, adquiriu 66,1% do capital da Efacec Power Solutions aos grupos portugueses José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves.

A Efacec Power Solutions agrupa as actividades centrais do grupo Efacec, que inclui a energia, com transformadores, aparelhagem, automação e mobilidade eléctrica e engenharia, registando uma facturação de cerca de 500 milhões de euros anuais e actividade em 80 países.

Macauhub

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.