Troço Ferroviário Cuito/Luena Foi Entregue Pelo Grupo China Railway à Empresa CFB

O grupo China Railway 20 Bureau Group Co (CR20) procedeu quinta-feira à entrega provisória do troço ferroviário Cuito/Luena, com uma extensão de 400 quilómetros, à administração da empresa estatal Caminho-de-Ferro de Benguela, escreveu a agência noticiosa Angop.

O presidente da empresa, José Carlos Gomes, disse na ocasião que o acto, que marcou a passagem de testemunho da gestão da linha de caminho-de-ferro, representa o termo da empreitada adjudicada à CR20, que teve início em Janeiro de 2008.

A reconstrução total da linha, com uma extensão de 1344 quilómetros do Lobito até ao Luau, junto à fronteira com a RD do Congo, envolveu a construção de 95 pontes e 67 estações, 15 das quais localizadas no troço agora entregue à administração da empresa angolana.

José Carlos Gomes salientou que desde o reinício da circulação dos comboios em 2014, o CFB já transportou mais de dois milhões de passageiros e 95 mil toneladas de produtos alimentares, de construção civil e diversos.

O CFB começa no Lobito, atravessa as províncias do Huambo, Bié e Moxico, até ao município do Luau, de onde se liga à República Democrática do Congo.

Através da ligação à Zâmbia, que passa apenas pela construção de um ramal a partir do Moxico até à fronteira daquele país, é possível chegar à cidade da Beira, em Moçambique, a Dar-es-Salaam, na Tanzânia, junto ao Oceano Índico, o que lhe confere uma dimensão continental.

As ligações com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, concluídos que estão os trabalhos que cabiam a Angola, dependem agora daqueles dois países.

Macauhub

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.