Três Mil Novos Empregos, Custo da Construção 12 Mil Milhões de Dólares, São Números da Nova Refinaria do Namibe

Três mil novos empregos serão criados no município de Moçamedes, província do Namibe, com a construção da refinaria Petroquímica, assim como das infra-estruturas integrada de apoio ao projecto, avaliado em 12 mil milhões de dólares norte-americanos.

Dos três mil postos de trabalho a ser criado, dois mil e 100 serão destinados a trabalhadores nacionais e 900 para estrangeiros.
O projecto de investimento privado visa a refinação de petróleo bruto, transformando-o em diferentes subprodutos derivados como os combustíveis e lubrificantes.

A implementação do projecto contribuirá para o fomento da actividade industrial na província do Namibe.

O projecto prevê também a construção de uma área habitacional destinada ao alojamento dos trabalhadores, cais de acostagem, central eléctrica, uma linha férrea que liga o Caminho de Ferro de Moçamedes ao Caminho de Ferro de Benguela.

O projecto enquadra-se no Programa Nacional de Desenvolvimento 2013/2017, que visa promover o desenvolvimento do sector da indústria transformadora, aumentando a capacidade produtiva nacional com base na incorporação de matérias-primas locais, garantir o alcance dos objectivos do fomento da produção nacional, promoção do emprego e qualificação da mão-de-obra nacional.

A sua implementação vai igualmente propiciar o abastecimento eficaz do mercado interno, substituição das importações, aumentar a capacidade de refinação do petróleo bruto e promover a indústria petroquímica.

De forma a permitir a implementação exitosa do investimento, a Unidade Técnica de Investimento Privado (UTIP), na qualidade de representante do, prestará o apoio institucional necessário, através de mecanismos de apoio e acompanhamento em articulação com os demais órgãos do Estado, intervenientes em matéria do investimento privado.

A primeira pedra da construção da refinaria Petroquímica do Namibe foi lançada hoje. o empreendimento estará situado na localidade do Giraúl de Baixo, município de Moçâmedes, numa área de mil e 300 hectares.

Portal de Angola

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.