O Processo de Exploração de Ferro na Província do Cuando Cubango Arranca Este Mês

Foto OPAÍSDepois da certeza de existência de reservas de ferro no município do Cuchi, província do Cuando Cubango, acontece no próximo dia 27 o lançamento oficial do projecto, avançou fonte da Direcção de Geologia e Minas no Cuando Cubango. A mina será explorada durante 50 anos.

O processo de exploração de ferro na província do Cuando Cubango, Sudeste do país, arranca este mês, apurou OPAÍS. No local estão criadas as condições para se dar início aos trabalhos de exploração de ferro. “Durante a última visita que efectuámos ao projecto de exploração do ferro constatamos que os fornos estavam na fase de acabamento. A previsão inicial é para se dar início à exploração no dia 21 de Julho. No entanto, está marcado para o dia 27 o lançamento oficial. Esperamos que tudo corra bem e que se cumpra essa meta”, disse, a fonte.

A mina do município do Cuchi tem um prazo de exploração de aproximadamente 50 anos. O projecto nasce de uma parceria público-privada, entre o Governo de Angola e a empresa brasileira Modulac, e prevê a construção de sete fornos. No entanto, sabe-se que até ao momento foi construído apenas um. Sobre esta informação, o director da Indústria, Geologia e Minas no Cuando Cubango, Bento Xavier, não confirma nem desmente a data do lançamento da exploração de ferro, afirmando que “é um assunto que está na agenda do Ministério, e que a seu tempo se irá pronunciar”, acautelou, o responsável.

Todavia, Bento Xavier referiu que, “identificados que estão os recursos, as empresas estão a criar condições para a sua exploração”, disse. O município do Cuchi é limítrofe com a província da Huíla através do município do Cuvango, região que, a par da Jamba, é tradicional na exploração de ferro. Em relação ao cobre, explica que será explorado nos municípios de Menongue (capital da província) e do Cuito Cuavanale. No entanto, acautela que o processo ainda não está muito avançado, pois precisa- se de melhores técnicas e condições para o começo da exploração. Mas, não dá mais detalhes. Importa referir que decorre em todo o país o Plano Geológico Nacional (PLANEGEO), que visa identificar recursos minérios. No entanto, algumas descobertas já foram anunciadas. Nas terras virgens do Cuando Cubango, Sudeste de Angola, estão localizadas enormes reservas de ferro e de cobre.

Potencialidades da província

É a segunda maior província de Angola, com uma extensão geográfica de 199.049 km², e só fica atrás do Moxico. É uma potência em termos de fauna e flora, e, apesar disso, ainda é considerada uma terra “virgem”. Todavia, sabe-se que no seu subsolo existem diamantes, ferro, ouro e outros minérios cuja exploração está na fase embrionária.

OPAÍS/

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.