Projecto Angola LNG Retoma a Produção de Gás Natural


A produção de gás natural liquefeito (GNL) foi retomada, após paralisação no dia 22 de Dezembro de 2016, para a realização de uma ligeira intervenção.

Fruto de um investimento de 10 mil milhões USD, o projecto Angola LNG, visa recolher, processar e lançar anualmente no mercado global 5,2 milhões de toneladas de GNL, contribuindo para o aproveitamento do gás que antes era eliminado pela queima, permitindo o desenvolvimento de reservas de petróleo de uma forma mais sustentável. O projecto encontra-se implementa-do no Soyo, na foz do rio Congo.

A empresa mineira de Catoca, responsável por 75% da extracção de diamantes produziu durante o ano de 2016 cerca de 7,2 milhões de quilates, representando um montante de aproximadamente 1,1 mil milhões USD, no entanto face ao ano de 2015 o montante arrecadado constitui uma quebra de cerca de 8,46%, resultante da diminuição da produção artesanal em 60%. O cenário do sector diamantífero para o ano corrente, segundo o OGE de 2017, é de uma taxa de crescimento de 0,5%. O Governo angolano disponibilizará cerca de 178 milhões EURpara a reabilitação da estrada Via Expressa, Camama e Av. Pedro de Castro Van-Dúnem Loy. A obra ficará a cargo da empresa construtora portuguesa Mota- Engil, encontra-se incluída no Programa de Investimentos Públicos e será feita ao abrigo da Linha de Crédito de Portugal assegurada pela Companhia de Seguro de Créditos à Exportação (COSEC).

Espaço Internacional

A taxa de inflação na Zona Euro aumentou 1,1% durante o mês de Dezembro, face ao período homólogo. A taxa de inflação homóloga aumentou 1,1% no mês de Novembro, após um aumento de 0,6% no mês anterior, impulsionada pelo aumento dos preços da energia. A maior aceleração veio por parte da Alemanha que registou um aumento de 1,7%, no entanto, além de contribuir para a aceleração dos custos energéticos, o país também foi responsável pela subida dos preços dos serviços. Em Itália a taxa de inflação homóloga aumentou 0,5% no mês de Dezembro, representando uma variação de 40p.b face ao período anterior, devido principalmente ao aumento dos preços de transporte, contribuindo com cerca de 0,2p.p na taxa registada. Os pesquisadores previam um aumento da taxa de 0,3%.

O PAÍS

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.