Presidente da UNITA Diz em Ndalatando Estar Impressionado Com os Micro Projectos Agrícolas

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, considerou ontem, em Ndalatando, animadores os projectos de desenvolvimento económico e social em curso na província do Cuanza Norte, para o desenvolvimento sustentável da região e a melhoria das condições de vida das populações.

Em declarações aos jornalistas, no final de um encontro com o governador do Cuanza Norte, José Maria dos Santos, Isaías Samakuva disse estar impressionado com as explicações do governador, sobretudo em relação aos projectos agrícolas por serem projectos micro, que na sua opinião têm um impacto mais directo na vida dos cidadãos.

“Os projectos bastante grandes são bons mas não têm sempre impacto directo na vida do cidadão comum”, frisou Isaías Samakuva, acrescentando que “quando o que fazemos se dirige ao cidadão comum, isso pode ter um impacto mais rápido”.

A visita de Isaías Samakuva ao Cuanza Norte serviu para avaliar as estruturas do seu partido e ter uma ideia das actividades que o Governo Provincial está a desenvolver. O presidente da UNITA mostrou-se satisfeito com as informações que recebeu do governador e espera que tudo quanto lhe foi dito venha a verificar-se na prática, porque é desejo de todos os angolanos verem o país desenvolvido, não obstante os vários problemas que hoje afectam o cidadão.

Em relação ao seu partido, Isaías Samakuva disse que a UNITA no Cuanza Norte precisa de alguns inputes, pelo que ouviu atentamente os quadros locais para poder atender algumas situações e ver se são encontradas soluções.

Segundo o político, as situações menos boas que a UNITA vive na província, com as desistências de quadros, envolvem interferências de várias forças, pelo que facilmente encontrarão as soluções para todos esses problemas.

Isaías Samakuva disse que todas as possíveis interferências deverão ser investigadas, inclusive até de desaparecimentos misteriosos de cidadãos que não estão devidamente esclarecidos, tudo indicando também alguma forma de intimidação que ao mesmo tempo acaba por criar alguns receios e tendências de procurar protecção.

Sobre o processo de preparação das eleições, Isaías Samakuva referiu que a UNITA está a trabalhar com normalidade para este processo, devendo aceitar os resultados se elas forem livres, justas e transparentes. “Estamos aqui exactamente para ultrapassar alguns problemas internos e encontramos aqui quadros bastante experimentados que podem fazer também um bom trabalho. Por isso digo que estamos bastante optimistas no sentido de que com esses quadros podemos rapidamente ultrapassar essas situações políticas, mas que de facto requerem alguma atenção”, concluiu Isaías Samakuva.

Para além do encontro com o governador provincial do Cuanza Norte, Isaías Samakuva reuniu-se com os quadros do seu partido na província, e hoje vai manter um encontro com os militantes.

ANGONOTÍCIAS

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.