Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe Diz Que Vai Abandonar o Poder “de Forma Apropriada”

Foto África 21robert-mugabeO presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, 92, no cargo há 36 anos, disse que vai abandonar o poder “de forma apropriada”, mas, além de não esclarecer o significado do adjetivo em questão, também não mencionou a data em que a sua hipotética saída ocorrerá. Mugabe, que falava diante dos veteranos da Zanu-FP, partido no poder, afirmou ter derrotado os americanos e os ingleses, que há muito defendem a sua saída, sem êxito até agora.

O Zimbabwe, um dos países mais atingidos pela seca que assola a região sul de África, vive uma crise económica e social aparentemente sem solução. A moeda local, o dólar zimbabweano, está em ruínas e os bancos praticamente sem dinheiro para continuarem a funcionar. Os recursos naturais do país já não chegam para pagar o serviço da dívida.

O “anúncio” de Mugabe de que vai deixar o poder, embora ele não tenha dito quando nem como, acontece depois de o partido no poder o ter indicado para concorrer em 2018 para mais um mandato. Como, no Zimbabwe, os mandatos presidenciais são de cinco anos, isso significa que ele poderá permanecer no poder até 2023, quando tiver 99 anos. Se estiver vivo até lá.

África 21 online

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.