Monumentos de Mbanza Congo Vão Ser Restaurados Por Grupo de Especialistas Estrangeiros

mbanza_kongoO principal foco do trabalho será Kulumbimbi, a primeira igreja católica construída na África Subsariana

Um grupo de especialistas estrangeiros chega hoje a Mbanza Congo, no Zaire, para participar numa campanha de restauração e limpeza de sítios e monumentos históricos, anunciou ontem o governador do Zaire, José Joanes André, citado pela Angop.

O principal foco do trabalho será a igreja Kulumbimbi, ou Catedral de São Salvador do Congo, a primeira igreja católica construída na África Subsariana (1491), para evitar uma maior degradação.

José Joanes André não deu detalhes sobre as áreas de actuação dos especialistas nem quanto tempo passarão naquela província. Sabe-se que a medida surge para dar continuidade ao processo de inscrição de Mbanza Congo como património mundial, e a par disso está a ser desenvolvido também um projecto turístico para a cidade.

Um decreto presidencial divulgado em Setembro autorizou a criação de um comité de gestão do centro histórico de Mbanza Congo, cujos integrantes tomaram posse ontem: a arqueóloga Sónia Domingos, a administradora municipal de Mbanza Kongo, Nzuzi Makiese, o director provincial da cultura, Biluka Nsakala Nsenga, o reverendo emérito da Igreja Evangélica Baptista em Angola, Álvaro Rodrigues, e o coordenador das autoridades tradicionais do Lumbu, Afonso Mendes.

RedeAngola

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.