Reconstrução do Município da Nhârea é o Sinónimo da Construção da Nova Angola

Foto AngopMaria Lúcia Chicapa nhareaO município da Nharêa, a 176 quilómetros a norte da cidade do Cuito, província do Bié, é visto como o sinonimo da reconstrução e construção da nova Angola, devido o seu rápido desenvolvimento, afirmou hoje, sábado, a administradora local, Mária Lúcia Chicapa.

Em declarações à Angop no âmbito das comemorações dos 13 anos de paz em Angola que, assinala a 4 de Abril no país, Maria Lúcia Chicapa apontou entre os ganhos a reposição das infras-estruturas que haviam sido destruídas pela guerra pós-eleitoral de 1992.

De acordo com a responsável a implementação dos principais serviços em benefício da população marca a verdadeira paz e reconciliação nacional, uma vez que estão à disposição de todos sem distinção alguma.

“ Para quem conheceu Nharêa num passado muito recente, tem em mente os passos largos até agora alcançados, destacando entre muitos ganhos a estrada que liga a sede com município do Andulo, com cerca de 40 quilómetros,” apontou.

Hoje em dia disse, já é possível tratar o novo Bilhete de Identidade a partir da circunscrição, as certidões de nascimentos e outros documentos, pois segundo a fonte, ao longo do período foi erguido de raiz a loja de registos.

No capítulo da educação realçou, as escolas do ensino primário estão a ser expandidas em todas as comunas, estando na sede municipal a funcionar três instituições médias (Escola formação de professores, Magistério Primário e o Puniv), permitindo formar quadros para o município.

Maria Lúcia Chicapa acrescentou ainda que, o sector da saúde trabalha ininterruptamente, garantida assistência medica- medicamentosa gratuita a população a nível da sede municipal e das comunas.

Os dados preliminares do censo de 2014 apontam que o município da Nharêa controla uma população estimada em 113 mil e 760 habitantes, sendo 58 mil e 119 pessoas são do sexo feminino.

Angop/AngolaBela

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.