Angola Poderá Contar com Novas Divisões Administrativas Territoriais

mapa_angolaCom as novas divisões administrativas previstas Angola poderá contar com 237 municípios contra os actuais 161.

Angola deverá conhecer em breve novas divisões administrativas territoriais com a criação de setenta e seis novos municípios.

Segundo o director nacional da administração local do estado, Belisário dos Santos, estudos neste sentido sustentam a necessidade de novas administrações municipais e toma como exemplo a região de Dirico na província do Cuando-Cubango: “ Por exemplo uma localidade como Dirico em relação a Menongue aquela distância são quase oitocentos e tal quilómetros que é a distância por exemplo do Lubango a Luanda, esta comuna está muito distante do centro de decisão. Então uma tentativa de evolução para num futuro haver as autarquias é descentralizar os serviços para aquelas comunas dar recursos para que elas consigam resolver seus próprios problemas.”

Com as novas divisões administrativas previstas Angola poderá contar com duzentos e trinta e sete municípios contra os actuais cento e sessenta e um.

A distância, a população e o potencial económico são os critérios que vão pesar na elevação de algumas localidades a categoria de municípios: “ Os critérios variaram a distância do município sede, população, potencial até económico que pode ter, há comunas que têm um pouco este binómio, mas estão muito distantes se a gente passa-las a categoria de administrações municipais terão um pouco mais de autonomia na gestão da coisa pública no dia-a-dia”.

Angola tem uma extensão de um 1.246.700 km2. É um país localizado na costa ocidental de África a sul do equador e está territorialmente dividido em 18 províncias.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.