21 Milhões de Habitantes em Angola é o Que Poderá Ditar o Censo Populacional

Angola poderá ter em 2013 uma população na ordem de 21 milhões de habitantes, segundo as estimativas do Instituto Nacional de Estatística, INE, disse hoje, em Luanda, o director geral da instituição, Camilo Ceita.

Em declarações à Angop, a propósito do seminário sobre a situação da população mundial e sua relação com a realidade angolana, Camilo Ceita disse que as projecções do INE, este ano, apontam uma população à volta dos 20 milhões, número que segundo as estimativas do instituto poderá cifrar-se em 21 milhões em 2013.
Em relação ao censo da população, afirmou que o mesmo como “slogan” já começou.

“Estamos a trabalhar na primeira fase que é a de actualização cartográfica, com a distribuição de mais de mil agentes por todo o país para fazer a contagem de habitações, o limite dos bairros e das aldeias. Este trabalho é um elemento crucial para que possamos ter os mapas cartográficos prontos e então começar a fazer a recolha”, disse o responsável.
Referiu que este processo tem já a duração de cerca de 9 meses, e algumas províncias, como a do Kwanza Norte e Bengo, concluíram o seu trabalho, enquanto o Huambo, Cabinda e Zaire estão em vias de terminar.

Informou que para a segunda fase do processo consta a impressão de mapas, para na terceira ser feita a recolha de informação
Mas, sublinhou, isto tudo será previamente definido com a realização do censo piloto que terá a duração de 15 dias, (o mesmo tempo de duração do censo normal) e que a preparação é algo que está acontecer.

Informou que o censo populacional vai trazer informações relativas à educação, emprego, fecundidade, saúde, mortalidade entre outras.
Disse que “as chuvas não estão a ser factor impeditivo”. Neste momento, analisa-se todos os riscos que a época chuvosa traz, frisou Camilo Ceita.

Angop

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.