Inaugurada Barragem Hidroeléctrica do Gove

A entrada em funcionamento da barragem hidroeléctrica do Gove, no sector com o mesmo nome, (município da Caála), a 119 quilómetros a sul da cidade do Huambo, permitiu a inserção de mais de 200 jovens no mercado de trabalho, informou hoje à Angop, o director administrativo da Bacia Hidrográfica do Rio Cunene, Armindo Mário Gomes da Silva.
Segundo o responsável, as obras de construção do empreendimento, com capacidade para produzir 60 megawatts de energia às cidades da Caála, Huambo e Kuito (Bié), ficaram orçadas em 279 milhões de dólares norte-americano.
Frisou que em 2008 foram empregues mais de mil jovens sem qualquer formação profissional, tendo mais tarde sido formados no centro de formação profissional da barragem hidroeléctrica do Gove pela empreiteira odebrecth.
As obras de construção da barragem do Ngove iniciaram em 1969, tendo sido interrompidas em 1975 devido ao conflito armado. Em 1983 foram retomados os trabalhos, mas, infelizmente, em 1986 foram novamente interrompidas devido à guerra civil na região do planalto central.

A intervenção para o salvamento desta barragem que, em 1990 foi, dinamitada causando a sua destruição parcial, iniciou em meados do ano 2001 e prolongou-se até agora.

Angop

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


4 + = 13

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>