A Gabela Depois da Guerra

A cidade da Gabela, no Kwanza-Sul, possui uma estrutura arquitectónica invejável, razão pela qual ali foram instaladas, na década de 80, as direcções provinciais do Comércio, Finanças e Transportes, além da central de

transformação da energia eléctrica, a partir de barragem de Cambambe.
O conflito armado em que o país esteve mergulhado inviabilizou o desenvolvimento da cidade e seus arredores, causando a paralisação das indústrias de plástico, descasque de café, fábricas de refrigerantes e outras unidades fabris que relançavam a cidade nos patamares de desenvolvimento.
A destruição da linha de alta tensão, em 1983, a partir da barragem de Cambambe, foi o mais duro golpe infligido contra o desenvolvimento da “cidade do bago vermelho”, como também era chamada.
As florestas que circundavam a cidade não foram poupadas. Terminado o conflito armado, em 2002, a cidade foi invadida por construções anárquicas em todos os sentidos e, como se não bastasse, as redes de saneamento foram-se deteriorando à medida que o tempo foi passando.

Casimiro José/Jornal de Angola

One Response to “A Gabela Depois da Guerra”

  1. Eddy diz:

    Quem diria que eu haveria de voltar a encontrar este blog, 4 anos depois!!! Abraços!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.