Angola-Mais de Dois Mil Especialistas Cubanos Cooperam no País


Angop – Dois mil duzentos e quinze especialistas cubanos trabalham, em Angola, no âmbito dos acordos de cooperação bilateral…

Esta informação foi prestada à Angop hoje, segunda-feira , pelo embaixador de Cuba em Angola, Pedro Ross Leal, referindo que deste número mil e 300 trabalham no sector da saúde e os restantes na educação e construção civil.

Segundo o diplomata, estes especialistas estão colocados nas 18 províncias onde contribuem para a estabilidade e desenvolvimento do país.

O embaixador destacou a colaboração em cinco faculdades de medicina, para formação de médicos, a funcionar a partir deste ano nas províncias de Cabinda, Benguela, Huambo, Huíla e Malange.

Destacou, igualmente o tratamento de aproximadamente 160 mil cidadãos no Centro Oftalmológico de Benguela, doado por Cuba, tendo sido realizado mais de dez mil cirurgias, bem como do programa de alfabetização “ Sim Eu Posso”, em curso em todo pais.

“Verifica-se hoje, em todo território nacional, a presença de médicos, professores, construtores, cientistas e outras categorias de trabalhadores, que têm contribuído com a sua experiência e conhecimentos, ao mesmo tempo que bebem da experiência acumuladas pelos profissionais e técnicos angolanos “, referiu.

De acordo com Pedro Leal, Cuba sente-se orgulhosa pelo facto de seu espírito internacionalista e de solidariedade ter contribuído para que distintos povos pudessem sair da opressão do jugo colonial e alcançar a independência total como o caso de Angola, a libertação de alguns países do continente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.