Angola-Cuba


Angop – As Repúblicas de Angola e de Cuba podem, nos próximos tempos, enraizar a sua cooperação nos domínios da juventude e dos desportos, segundo uma proposta apresentada hoje, em Luanda, pelo primeiro secretário do Comité Nacional da União da Juventude Comunista de Cuba (UJC), Júlio Martinez Ramirez.
O responsável cubano apresentou estas linhas para possível cooperação durante uma audiência de cortesia que o ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Manuel Muandumba, concedeu ao primeiro secretário do UJC, Júlio Martinez, que visita o país por dois dias.
Júlio Martinez Ramirez disse que no encontro abordou-se formas de como trabalharem para fortalecer o intercâmbio, bem como a colaboração mútua entre os dois povos através do Ministério da Juventude e Desportos de Angola e a sua congénere da República de Cuba, tendo em conta os muitos desafios que os países prosseguem.
“A conversa com o ministro foi muito boa e frutífera, porque identificamos línhas de acções para os compromissos que viremos a traçar”, disse.
Segundo disse, as relações entre Angola e Cuba são muito boas e o que se pretende é, no âmbito do bom relacionamento, identificar novas áreas de cooperação, principalmente viradas para a juventude, mas sem descurar as já existentes como Saúde, Educação, bem como nas áreas técnico-profissional.
Por seu turno, o vice-ministro da Juventude e Desportos para a área da juventude, Yaba Pedro Alberto, fez saber que durante o encontro os dois interlocutores trocaram informações das actividades governativas dos seus estados, tendo, por parte de Angola, prestado informação sobre o programa de desenvolvimento económico, social e cultural em curso no país.
Durante a sua explanação, acrescentou, o ministro prestou uma informação mais detalhada sobre o programa “Angola Jovem” que tem como objectivo o fomento da auto-estima dos jovens e na expansão da sua arte, ajudando-os a se firmarem constantemente na sociedade angolana, de forma a melhorar a sua condição social.
“Cuba tem um centro de estudo da juventude que coincide com o Observatório Nacional da Juventude a se desenvolver no país e é neste campo que se pode também firmar alguma cooperação, bem como com o Instituto Nacional Cubano dos Desportos que tem programas virados a terceira idade”, frisou.
Júlio Martinez manteve já um encontro com o vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, na manhã de segunda-feira, durante o qual foram abordadas questões relacionadas com a situação política, económica e social vigente em Cuba.
Reuniu-se com os responsáveis da JMPLA de diversos escalões, com os quais trocou experiências sobre o trabalho partidário que ambas as organizações desenvolvem nos respectivos países em prol da juventude.
A agenda do primeiro secretário da UJC, cujo regresso a Cuba está previsto para hoje a noite, reserva ainda uma deslocação à província do Bengo, cerca de 60 quilómetros a norte de Luanda.

2 Responses to “Angola-Cuba”

  1. Leide diz:

    >Olá Belo as imagem são lindas.Realmente conhecendo a história com ajuda do seu blog o país e oseu povo estar de parabéns.Descobrir seu blog através do professor Carlão.Estou amando viajar por este lindo país suas respectivas capitais.Espero um dia ter a portunidade de conhecer a Angola a história da mesma é encantadora.

    Abraços
    Leide
    05/02/09

  2. Belo diz:

    >Leide

    É de facto um país e um povo maravilhoso, com muita coisa semelhante ao Brasil.

    É sempre bem vinda a este cantinho.

    Um beijo
    Belo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anti-Spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.